Profissionais do setor de embalagens para alimentos e bebidas conferiram as principais tendências do setor e novidades em produtos
A 27ª Fispal Tecnologia, realizada de 7 a 10 de junho, confirma o bom momento do setor de embalagens para alimentos e bebidas, com a presença de mais de duas mil marcas expositoras e 64 mil visitantes qualificados.
Esta edição também marca um momento importante para o mercado de feiras no Brasil, com a compra da Brazil Trade Shows pelo Informa Group, assumindo assim o segundo lugar no ranking de feiras de negócios do País. A edição de 2012 está confirmada para 12 a 15 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Atualmente, o grupo Informa tem presença em mais de 40 países, sendo o primeiro na realização de eventos, com 10 mil eventos e cerca de 200 feiras ao ano. Desde 1995 no Brasil, o grupo já promoveu 500 eventos por ano. Para Alexandre Barbosa, presidente da BTS, “a qualificação do público visitante, que já é uma marca das feiras da empresa, será ainda maior, graças a sinergia entre o conteúdo dos eventos e as feiras promovidas pelo grupo”.
Ainda segundo o executivo, muitos expositores afirmaram que esta foi a melhor edição da Fispal Tecnologia dos últimos dez anos, tanto pela visitação qualificada quanto pela presença de empresas expositoras de 14 países – África do Sul, Argentina, China, Estados Unidos, Espanha, Holanda, Itália, Peru, Suíça, Polônia, Taiwan, Turquia, Malásia e Canadá. “Muitos contatos realizados aqui serão revertidos em negócios nos próximos seis meses”, explica Alexandre Barbosa. A Fispal Tecnologia ocupou de 76 mil m2 do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, 13% a mais que na edição passada.
De acordo com o Estudo Macroeconômico da Embalagem ABRE/FGV, as importações cresceram 70% em 2010, atingindo US$ 794,05 milhões ante os US$ 467,1 milhões de 2009.
O crescimento ocorreu em função do aumento das compras de embalagens metálicas para abastecer o mercado interno, que cresceram 234,8, estimulado pela alta do consumo de bebidas. A capacidade produtiva interna alcançou o seu limite, e as indústrias nacionais estão em um processo de aumento de investimento para atender a alta demanda.
Palavra do expositor
Eduardo Eisler - Tetra Pak
Todo ano trazemos para a Fispal alguma novidade e mostramos dentro do nosso estande tudo o que está no DNA da Tetra Pak, como a questão da sustentabilidade, por exemplo. A Fispal nos permitiu reunir muitos clientes da América Latina e o resultado da feira é muito positivo.
Paulo Machado - Videojet
A feira como um todo foi muito boa. Nessa edição teve muita qualidade em visitação e cliente focados, que já sabiam o que queriam. Inclusive, conseguimos fechar máquinas durante o evento.
Gelson Schimidt - Indumak
Levamos dois lançamentos para os visitantes. Assim como em outras edições os nossos clientes de todo o Brasil e América Latina vieram nos visitar. Estamos muito satisfeitos com a nossa participação e com certeza a Fispal é uma grande vitrine.
Felício Granato - Milainox
Tivemos um movimento bem focado, com visitante bem selecionados e de qualidade. Mostramos as nossas soluções já consagradas pelo mercado e uma novidade que é uma máquina voltada para o setor de temperos.
Wilson Salazar - Salazar
A feira nos proporcionou muitos contatos e nossa expectativa de geração de negócios por todo o segundo semestre é muito boa.
João Millan - Rukava
A feira foi um sucesso e nos proporcionou muitas possibilidades de novas parcerias e negócios.
Fernando Gomes - Delgo
Pudemos mostrar na Fispal três lançamentos. O público que nos visitou foi em número menor, mas com certeza mais focado.
Luciana Pellegrino - ABRE
Durante a Fispal proporcionamos a votação da categoria Voto Popular do Premio ABRE da Embalagem Brasileira. Divulgamos também o anuário ABRE.
José Carlos - ABIEA
O evento como um todo proporciona uma vitrine de novidades. A ABIEA esteve na feira com algumas soluções de nossos associados presentes. É um evento que criou ao longo dos anos uma qualidade diferenciada, tanto dos expositores como os visitantes.
Thais Fagury, gerente executiva da ABEAÇO:
“Este ano, o nosso estande teve uma movimentação maior em relação a 2010. Em apenas dois dias tivemos cerca de 600 pessoas participando dos nossos games. No ano passado, o evento inteiro contou com 800 participações. Além disso, tivemos um público mais qualificado: diretores, gerentes e pessoas com um maior poder decisório, o que resultou em um aumento de aproximadamente 30% nas negociações.”
Luciana Galvão, gerente de marketing da SIG para a América do Sul:
“A Fispal atendeu as expectativas. Recebemos a visita de grandes players, que demonstraram muito interesse no EcoPlus, porque realmente é um novo produto e não apenas uma mera extensão de linha. Esta edição foi uma boa oportunidade para encontrar clientes e possíveis prospects. Muitos dos que participaram da inauguração de nossa fábrica também fizeram questão de nos visitar aqui. Ficamos muito contentes.”
José Segovia – Ulma Packaging
Faziam alguns anos que não participávamos da Fispal e a feira me supreendeu, pois nossos mercados tradicionais, e os que não nos conheciam também, nos procuraram muito.
Hermes Lago, diretor de comercialização de máquinas da Romi:
”O consistente crescimento no mercado de embalagens foi ratificado pelos resultados obtidos na Fispal, sinalizando um panorama favorável para o restante de 2011.”
José Fernandes, diretor comercial da Sleever:
“A Sleever teve um aumento na movimentação do estande em relação ao ano passado. Contamos principalmente com a presença de empresas do Mercosul, de países como a Argentina e o Chile.”
Guilherme Vivona, gerente regional da ACMA:
“Posso garantir que em três dias de Fispal fiz mais contatos do que em uma semana de Interpack. Tivemos um aumento de cerca de 40% em potencial de negócios e mais interação com os setores comercial, operacional e de pesquisas. O contato com o nível técnico foi tão bom quanto com o comercial.”
Marcos Cremasco, gerente de vendas da div. Termotecnologia da Bosch:
"Este é o segundo ano em que a divisão Termotecnologia da Bosch participa da Fispal Tecnologia. Para nós, é muito importante estar presente em uma das maiores feiras do setor de embalagens, processos e logística para as indústrias de alimentos e bebidas da América Latina. A edição deste ano contou com um público mais qualificado, que foi visitar a feira com um olhar mais técnico e com propósitos definidos o que, com certeza, irá gerar bons negócios em médio prazo."
Alfredo Schmitt, presidente da ABIEF:
“Este ano, realizamos na Fispal Tecnologia o Fórum de Embalagens Plásticas Flexíveis. A feira é o palco ideal para a realização de um evento desta magnitude, pois reúne visitantes nacionais e internacionais importantes. Além disso, criamos uma parceria com a Brazil Trade Shows que permitiu ao participante do Flex 2011, o 2° Fórum Latino-Americano de Embalagens Plásticas Flexíveis, visitar a Feira. Ao credenciar-se para o evento, ele automaticamente recebia uma credencial VIP para a Fispal.”
Taina Sena, analista de Marketing da Ingersoll:
“Esta é nossa segunda participação na Fispal Tecnologia e estamos com um espaço bem maior, o que nos deu mais visibilidade. O público visitante é bastante selecionado, com foco mais específico. Viemos com o objetivo de divulgar uma linha de produtos que queremos ampliar a penetração no mercado. Também viemos para fazer contatos e para divulgar nossa marca.”
Karina Viotti, assistente Comercial e de Marketing da KHS:
“A KHS participa da Fispal há alguns anos, mas estamos surpresos com a visitação, que foi muito maior nesta edição. Nosso objetivo, ao criar esse espaço na Fispal Tecnologia, é ter mais contato com os nossos clientes porque alguns são de outros estados e a feira acaba atraindo essas pessoas. Também tivemos visitantes de outros países como Chile, Peru, Alemanha e Argentina.”
Sobre a Brazil Trade Shows
A Brazil Trade Shows foi recentemente integrada ao Informa Group, que possui uma atuação global em mais de 40 países, promove aproximadamente 10 mil eventos de treinamentos técnicos para executivos e organiza 200 feiras por ano em importantes setores econômicos, como saúde, energia, imobiliário, marítimo, transporte e finanças. Com a aquisição, a BTS passa a ocupar a segunda posição no ranking de feiras de negócios do País e a principal voltada para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas na América Latina, com feiras e publicações mundialmente conhecidas.
As duas empresas contabilizam 22 feiras realizadas nacionalmente: Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, Fispal Hotel, Fispal Café, ABF Franchising Expo, TecnoSorvetes, TecnoCarne, MercoAgro, ForMóbile, SIAL Brazil, Fispal Food Service Nordeste, Fispal Tecnologia Nordeste e ABF Franchising Expo Nordeste, Serigrafia, Sign, Future Têxtil, Cards & Payment Systems, ExpoFarmácia, ID Brasil, Agrinsumos Expo & Business, e IndusPec. O portfólio nacional ainda conta com uma área editorial responsável por quatro revistas: Nacional da Carne, Leite e Derivados, Sign e Silk-Screen.
Informações:
www.btsmedia.biz
www.informaexhibitions.com
www.informa.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário