segunda-feira, 25 de julho de 2011

ABRE REALIZARÁ FÓRUM ESTRATÉGICO DE DESIGN

Evento tem foco no consumidor “O senhor absoluto de todas as relações”

O Comitê de Design da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem realizará nos dias 5 e 6 de outubro no Centro de Convenções Milenium, o Fórum Estratégico de Design, que terá como tema “Consumidor 3.0: a nova consciência de consumo” com foco no consumidor, já que este hoje é considerado “o senhor absoluto de todas as relações”.

O Fórum, antiga Mostra de Design, mostrará a importância do design como item estratégico para empresas, marcas, produtos e serviços, pois este saiu do âmbito da embalagem e caminha para todos os pontos que permeiam o relacionamento com o consumidor, como sua relação emocional com o produto, novas formas de compra, rapidez das respostas, interação entre todos estes elos e um mundo sem fronteiras.

O evento também pretende mostrar, através da visão de renomados profissionais e importantes empresas, como a BOX 1824, Meadwestvaco, IDEO, Garimpo Soluções, entre outras, como a cadeia produtiva e usuária de embalagem pode lidar com esse novo consumidor, fazendo deste seu grande aliado.

Conheça algumas das palestras que serão apresentadas e seus palestrantes:

We All Want to Be Young – tendências de consumo – mostrará como o novo consumidor se comporta frente às inovações e velocidade de informação

Pioneira e inovadora no segmento de pesquisa de tendências, a BOX 1824 foi responsável por apresentar novos conceitos da cadeia de influência e novos formatos colaborativos de pesquisa online, conquistando com isso, uma cartela de clientes nacionais e internacionais composta por empresas como Itaú, Unilever, Vivo, Nike, Nokia, PepsiCo, Grendene, FIAT, C&A, entre outras.

O estudo “Millenials”, realizado com jovens entre 18 e 25 anos, para compreender esta geração fragmentada, formada sob o manto da internet, cujos hábitos são decisivos para determinar o que será consumido por outras faixas etárias em escala global, será abordado na apresentação e é de extrema importância no mercado, pois irá trazer uma visão de como este novo consumidor se comporta frente às inovações e à velocidade de informação.

Os tópicos que serão abordados nesta apresentação são:

Quem são os Millenials e sua importância
Comportamentos e atitudes destes jovens
Mentalidades e valores
A internet hoje
Oportunidades e quebras que a internet proporciona
Redes social
Construção coletiva
Os papéis das marcas na vida dos jovens
Oportunidade para as marcas se conectarem de forma relevante com os jovens

Palestrante: Lucas Liedke – com formação em Marketing, Publicidade e Psicologia é Diretor da área de Trends da Box1824 e consultor para Unilever, C&A, Itaú, entre outros.

Economia criativa – redesenhando a economia para um mundo em transformação - abordará o contexto do surgimento da economia criativa, um novo paradigma que traz novas oportunidades e reconhecimento do valor do intangível. Pondo os pingos nos i’s na abordagem em vigor de indústrias criativas e economia criativa apresentando as oportunidades de negócios que são geradas por meio desta estratégia de desenvolvimento. Mostrará ainda quais são as premissas, potencialidades, dificuldades e tentativas de caminhos neste novo ciclo com acesso as estatísticas disponíveis e casos práticos inspiradores no Brasil e no exterior, em uma visão multissetorial.

Palestrante: Ana Carla Fonseca – Diretora da Garimpo de Soluções - administradora pública pela FGV, economista e fundadora da empresa “Garimpo de Soluções – economia, cultura e desenvolvimento”, consultora e conferencista internacional em cinco línguas, tendo palestrado em 21 países. Assessora em economia criativa para a ONU, é professora convidada da Universidade Candido Mendes (RJ) e da Fundação Getúlio Vargas (SP) e membro da Associação Internacional de Economia da Cultura (ACEI) e da Associação Internacional de Desenvolvimento Urbano (INTA).


Conectando-se com o consumidor no nível emocional

Palestrante: Steve Kazanjian – Vice-Presidente, Global Creative da MeadWestvaco - eleito pela Fortune como um dos 500 executivos mais influentes em estratégia de marca e criatividade. Atuou mais de 15 anos em branding de entretenimento, marketing e promoções. Seu trabalho lhe trouxe uma ampla gama de prêmios, incluindo The Paperboard Packaging Council, The Emmys, e os de Art Directors of America. Além disso, ele exibiu curtas-metragens no The Sundance Digital Film Festival e no The Museum of Contemporary Art in Los Angeles. Kazanjian foi presidente da BDA (The Broadcast Design Association), foi Vice-Presidente da Promax (Promotions and Marketing Association), foi membro do Comitê Executivo da Academy of Television Arts and Sciences (Emmys), e atualmente é professor adjunto na Otis College of Art and Design, em Los Angeles. Graduado na University of Southern California (USC).

A MeadWestvaco opera em mais de 30 países e cria embalagens de consumo para alimentos, bebidas, eletrônicos, saúde, casa e jardim, beleza e higiene pessoal.

Case sustentabilidade

Case de inovação em embalagem

Design Thinking & Inovação: uma abordagem pragmática – apresentará uma visão crítica sobre como as organizações, em geral, abordam os desafios da inovação muitas vezes com mais ênfase no processo do que nos resultados. Também serão analisados erros e acertos, casos relevantes e projetos internacionais da IDEO, a maior e mais famosa consultoria de design e inovação do mundo, em indústrias diversas, incluindo a de embalagens.

Palestrantes: Fabricio Dore e Dario Buzzini da IDEO

Fabricio Dore, Designer Sênior e Líder de Projetos na IDEO Munique, atualmente Gerente de Inovação no Itaú - bacharel em Design Industrial pela UFRJ e Mestre em Design de Interação pela Universidade de Umeå, Suécia. Já atuou em todas as etapas de processo de inovação, desde a descoberta de oportunidades de negócio ou de necessidades ainda não atendidas dos usuários, até a implementação e desenvolvimento de produtos, software e serviços para as indústrias Automotivas, Médica, de Produtos Eletrônicos de Consumo, Telecomunicações, Comunicação Móvel e Enterprise Software. Possui experiência nos processos de Human-centered Design (Design Centrado no Usuário) e Design Thinking, Etnografia (processo de observação e pesquisa de usuários/consumidores que leva ao descobrimento de oportunidades de negócio) e Design Participativo (envolvimento dos usuários/consumidores no desenvolvimento das soluções). É professor visitante no Umeå Institute of Design, e contribui em diversos blogs e publicações internacionais.

Dario Buzzini, Diretor de Design na IDEO Nova Iorque e Europa. Contribuiu para muitos projetos internacionais em diversos setores, desde telecomunicações até serviços financeiros, produtos eletrônicos de consumo e saúde, colaborando com um grande número de clientes como AT&T, Fiat, Ford, Eli Lilly, Motorola, Novartis, Philips, Prada, Tecno e Telecom Italia. Possui mestrado em Design Industrial na Escola Politécnica de Milão e mestrado em Design de Interação do Interaction Design Institute Ivrea. Como educador tem se empenhado desde 2005 no ensino e treinamento de estudantes em diferentes universidades na Europa, incluindo a Escola Politécnica de Milão, a Interaction Design Institute Ivrea e do Umea Institute of Design.

Ficha técnica:
Fórum Estratégico de Design – “Consumidor 3.0: a nova consciência de consumo”
Data: 05 e 06 de outubro
Local: Espaço Milenium - R. Dr. Bacelar, 1043 - Vila Mariana - São Paulo/SP
Horário: palestras das 8h00 às 13h30 e exposição das 8h00 às 17h00
Informações: com Raquel pelo e-mail comites@abre.org.br


Sobre a ABRE

Fundada há 44 anos, a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem vem realizando um trabalho primordial para a cadeia produtiva e usuária de embalagem no Brasil, por meio de suas inúmeras ações, fomentando as atividades desse mercado.

A Associação, representante de toda a cadeia produtiva e usuária do setor - fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, convertedores de embalagem, indústrias de bens de consumo, redes de varejo, instituições de ensino e entidades setoriais, atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Estudos Estratégicos, Consultivo Legislativo, Educação, Usuários de Embalagem, Segurança Alimentar e Fornecedores para MPEs (micro e pequenas empresas).

O Congresso Brasileiro de Embalagem ABRE é o principal evento do setor de embalagens e reúne especialistas nacionais e internacionais na discussão dos principais temas de interesse da indústria. Realizado a cada 2 anos, em 2010 teve como tema “Embalagem e o novo varejo: responsabilidade ambiental aliada à inovação”.
O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio Institucional do setor, é realizado anualmente e premia as embalagens que mais se destacaram durante o ano. A Associação promoverá em outubro de 2011 o Fórum Estratégico de Design sob o tema “Consumidor 3.0 – o valor da nova consciência de consumo” e também os Cafés da Manhã mensais.

A ABRE é a representante brasileira na World Packaging Organisation (WPO) e sediou, em 2005, a entrega do WorldStar for Packaging Excelence, principal prêmio da embalagem mundial. Desde 2007 a ABRE é a responsável pelo marketing mundial da WPO.
A Associação lançou em 2006 o livro "História da Embalagem no Brasil" reunindo informações para o conhecimento e o estudo da memória empresarial do setor de embalagem no Brasil.

ABRE
www.abre.org.br



Ficha Técnica
Fórum Estratégico de Design
Dias 05 e 06 de outubro de 2011
Horário: das 8h30 às 13h00
Local: Mileniun Centro de Convenções
Rua Dr. Bacelar, 1043 – Vila Mariana


Informações para imprensa:
DCC Comunicação
Fones: 11. 37913000
Denise L M Sassarrão - 88771938
Claudia Diomede – 91610024
dcccomunicacao@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário